Topo

Dove enfrenta desastre de relações públicas após críticas a anúncio publicitário

09/10/2017 14h51

EMPRESAS-DOVE-PROPAGANDA:Dove enfrenta desastre de relações públicas após críticas a anúncio publicitário

LONDRES (Reuters) - Um protesto nas redes sociais sobre um anúncio dos sabonetes Dove que mostrava uma mulher negra que tira sua blusa para revelar uma mulher branca causou um desastre de relações públicas para a marca da Unilever.

O vídeo de 3 segundos, publicado na página do Facebook da Dove na última sexta-feira, lembrou alguns usuários da rede social de propagandas racistas de sabonetes do século 19 ou início do século 20 que mostravam pessoas negras esfregando a pele para se tornarem brancas.

A Dove removeu a propaganda e se desculpou, dizendo no Twitter que a publicação havia representado mal "o objetivo de representar as mulheres de todos os tons de pele".

Mas as desculpas falharam em conter a enxurrada de críticas online, com alguns usuários pedindo nas redes sociais por um boicote aos produtos Dove, enquanto meios de comunicação tradicionais nos Estados Unidos e Europa também noticiaram o caso.

Na propaganda, uma mulher negra tira sua blusa para revelar uma mulher branca, que retira sua blusa para apresentar uma mulher asiática.

"O vídeo foi concebido para mostrar que o sabonete Dove é para todas as mulheres e para ser uma celebração da diversidade, mas nós erramos", declarou a empresa.

A Dove não disse como a propaganda foi produzida e aprovada. A empresa afirmou que estava "reavaliando nossos processos internos de criação e aprovação de conteúdo".

 

(Por Estelle Shirbon)