Topo

Bruxelas inaugura exposição de Magritte 50 anos após sua morte

21/09/2017 16h20

ARTE-BRUXELAS-MAGRITTE:Bruxelas inaugura exposição de Magritte 50 anos após sua morte

BRUXELAS (Reuters) - O edifício Atomium inaugurou nesta quinta-feira uma exposição para comemorar o aniversário de dois ícones belgas: o próprio Atomium, que completa 60 anos em 2018, e o pintor surrealista René Magritte, que morreu 50 anos atrás.

A mostra ficará em cartaz por um ano e ocupa dois níveis da estrutura brilhante de metal construída na forma de um cristal de ferro e que se tornou um símbolo da capital desde que foi erguido para a Feira Mundial de 1958, conhecida como Expo58.

Ela transformou 10 das obras mais notáveis de Magritte em estruturas em 3D e elementos visuais que os visitantes podem explorar. Entre elas está "O Filho do Homem", na qual o rosto do personagem com chapéu coco está obscurecido por uma grande maçã verde.

"Você tem, de fato, todos os elementos importantes nas 10 pinturas, que são tão características de suas outras pinturas também, então é meio que uma síntese de características diferentes das obras de René Magritte", disse Marleen de Waele, guia turística de locais históricos da Bélgica.

Magritte passou a maior parte da vida em Bruxelas, onde conquistou fama com suas pinturas filosóficas entre os anos 1930 e 1960. Ele morreu em 1967.

"Estou convencida de que muitas pessoas voltarão várias vezes ao Atomium, especialmente para as exposições temporárias", opinou De Waele.

"Esta, (de) René Magritte, terá muito sucesso, sem dúvida. Muitas reservas já foram feitas".

O Atomium oferece workshops sobre Magritte para as crianças e visitas guiadas para os adultos.

(Por Lily Cusack)