Topo

"Bingo" é escolhido pelo Brasil para buscar indicação ao Oscar em 2018

15/09/2017 14h02

FILME-OSCAR-BRASIL-BINGO:"Bingo" é escolhido pelo Brasil para buscar indicação ao Oscar em 2018

(Reuters) - O filme "Bingo ? O Rei das Manhãs" foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira do Oscar 2018, informou a Academia Brasileira de Cinema (ABC) nesta sexta-feira.

O longa de Daniel Rezende, escolhido por um comissão formada pela ABC, agora disputará com filmes indicados por outros países por uma chance de concorrer à estatueta na 90º edição do Oscar.

Estrelado por Vladimir Brichta, o filme conta a trajetória de Arlindo Barreto, desde quando era um desconhecido ator de filmes de pornochanchada até se tornar o primeiro intérprete do palhaço Bozo, em um dos programas infantis de maior sucesso da televisão brasileira.

Com Leandra Leal, Ana Lucia Torre e Emanuelle Araújo no elenco, "Bingo" acompanha os altos e baixos da vida de Barreto, passando pelo auge do programa, até seu envolvimento com drogas e a deterioração de seus relacionamentos pessoais.

A frustração de Barreto em não poder revelar sua verdadeira identidade como o "palhaço mais legal do universo" é tema central do filme, que revela os bastidores controversos do programa que conquistou as crianças durante a década de 1980.

Também estavam concorrendo à indicação os filmes "A Família Dionti", "A Glória e a Graça", "Café ? Um Dedo de Prosa", "Cidades Fantasmas", "Como Nossos Pais", "Corpo Elétrico", "Divinas Divas", "Elis", "Era O Hotel Cambridge", "Fala Comigo", "Gabriel e a Montanha", "História Antes da História", "Joaquim", "João, o Maestro", "La Vingança", "Malasartes e o Duelo com a Morte", "O Filme da Minha Vida", "Polícia Federal ? A Lei é Para Todos", "Por Trás do Céu", "Quem é Primavera das Neves" e "Real ? O Plano por Trás da História".

A 90º edição do Oscar acontecerá no dia 4 de março de 2018.

(Por Maria Clara Pestre, no Rio de Janeiro)