Topo

Berlim vai inaugurar museu dedicado à arte de rua

15/09/2017 16h15

ARTE-MUSEU-BERLIM:Berlim vai inaugurar museu dedicado à arte de rua

Por Riham Alkousaa

BERLIM (Reuters) - Um museu para grafites e artes para espaços públicos será aberto em Berlim no sábado, e projetos de artistas de rua locais e internacionais serão exibidos na fachada do edifício para inaugurá-lo.

O Museu de Arte Urbana Contemporânea, apelidado de "Artmeile" ou "Art Mile", se localiza em um prédio de apartamentos reformado, tem um piso asfaltado e uma estrutura aberta para se parecer com uma rua.

"A arte urbana contemporânea é o próximo passo lógico para acompanhar o que está acontecendo nas ruas", disse a diretora do museu, Yasha Young.

"Esta casa pode ser um arquivo que conta a história (da arte de rua) pela primeira vez, do começo até agora", afirmou, acrescentando que a arte pertence legitimamente à rua.

Grafites são ilegais em Berlim a menos que o proprietário da área pichada dê permissão. Vinte anos atrás, a cidade destinou quase 5 milhões de dólares para apagar grafites, e um lobby foi criado para garantir lugares para os artistas de rua praticarem legalmente.

"É legal que este museu esteja surgindo, porque significa que os artistas que têm sido parte desta cena e movimento há muito tempo agora estão recebendo o respeito que merecem", disse o londrino Louis Masai, um dos 150 artistas cujos trabalhos serão exibidos.