Topo

Drones atacam desenho de criança em mostra antiguerra de Banksy em Londres

13/09/2017 11h23

ARTE-BANSKY-DRONE-GUERRA:Drones atacam desenho de criança em mostra antiguerra de Banksy em Londres

LONDRES (Reuters) - Drones militares destroem o desenho de uma criança no trabalho mais recente do grafiteiro britânico Banksy, o destaque de uma mostra de arte antiguerra em cartaz em Londres que protesta contra uma das maiores feiras de armas do mundo acontecendo nesta semana.

"Civilian Drone Strike" mostra três das aeronaves não-tripuladas sobre uma moldura que enquadra um desenho simples de uma casa que foi explodida. Uma menina mal desenhada e o animal de estimação da família observam a cena, horrorizados.

"Aparentemente Banksy está fazendo uma crítica do complexo industrial militar destruindo deliberadamente um desenho bem bonito de uma menina", disse Sam Walton, organizador da exposição "Art the Arms Fair".

A obra do artista, que usa um pseudônimo, será leiloada na sexta-feira, e Banksy estabeleceu um preço de reserva equivalente a 13 dólares para o trabalho. O leilão beneficiará o grupo antiarmas Campaign Against Arms Trade e a entidade de direitos humanos Reprieve.

A mostra no leste da capital inglesa foi organizada em reação à Feira Internacional de Equipamentos de Defesa e Segurança 2017 (DSEI, na sigla em inglês), uma grande feira militar anual que acontece nos arredores e que vai até sexta-feira.

A DSEI informou que mais de 34 mil pessoas comparecerão ao evento, incluindo ministros da Defesa e representantes das Forças Armadas.

A segurança foi reforçada para a DSEI, que exibe equipamentos militares que vão de aviões, veículos blindados e armas a roupas e drones. Nesta quarta-feira o ministro da Defesa britânico, Michael Fallon, discursou na feira.

         (Por Alistair Smout e Michael Holden)