Topo

Chile cria reserva ao redor da Ilha de Páscoa para proteger vida marinha

09/09/2017 15h52

CHILE-RESERVA-ILHADEPASCOA:Chile cria reserva ao redor da Ilha de Páscoa para proteger vida marinha

SANTIAGO (Reuters) - A presidente do Chile, Michelle Bachelet, criou oficialmente no sábado uma reserva marinha de 740.000 quilômetros quadrados em torno da remota Ilha de Páscoa, um movimento que protegerá dezenas de espécies não encontradas em outro lugar.

O movimento vem após cinco anos de esforços das organizações ambientais e do povo Rapa Nui da Ilha de Páscoa, famosa por seu isolamento extremo e misteriosas estátuas de pedra conhecidas como Moai. A criação da Área Marinha Protegida Rapa Nui Rahui restringe a pesca comercial e a mineração subaquática, ao mesmo tempo em que os pescadores artesanais locais continuam com suas embarcações.

"A participação pública leva a uma política melhor com uma conexão mais profunda com os afetados e estamos empenhados em consultar o Rapa Nui", disse Marcelo Mena, ministro do Meio Ambiente do Chile, em comunicado divulgado pelo Pew Bertarelli Ocean Legacy Project.

"Isso resultou em uma votação para aprovar esta área marinha protegida, limitando técnicas extrativas para aqueles que são tradicionais para o povo Rapa Nui", disse o comunicado.

Em 2015, Bachelet comprometeu-se pela primeira vez a criar a reserva marinha, depois um lobby dos residentes. Dos eleitores da ilha, que fica a cerca de 3.800 quilômetros a oeste da capital chilena, 73 por cento optaram por aprovar o parque no início de setembro.

"O povo Rapa Nui disse: 'Não queremos pesca industrial, não queremos mineração'. Eles querem continuar com suas tradições. Eles querem continuar com a pesca artesanal", disse à Reuters Ludovic Burns Tuki, líder de um grupo Rapa Nui a favor da reserva.

De acordo com organizações ambientais que apoiam a designação, a reserva abrirá muitas espécies ameaçadas globalmente, como o tubarão de martelo. Pelo menos 142 espécies de peixes na área protegida não encontradas em nenhum outro lugar.

(Por Gram Slattery)