Topo

Entretenimento

Festival internacional de música de Bucareste dá passo para modernização

06/09/2017 12h04

MUSICA-BUCARESTE-FESTIVAL:Festival internacional de música de Bucareste dá passo para modernização

Por Luiza Ilie

BUCARESTE (Reuters) - Um dos maiores festivais de música clássica da Europa, realizado na capital da Romênia, contará cada vez mais com a participação de compositores e intérpretes contemporâneos do centro e do leste da Europa nos próximos anos.

Por três semanas em setembro, Bucareste deixa de lado um dos piores engarrafamentos da Europa e uma infraestrutura em ruínas, enquanto moradores e turistas enchem salas de concertos e lotam apresentações ao ar livre.

Durante o festival, uma rede de doces vende pretzels no formato de notas de música, e fãs visitam a cidade do compositor mais famoso da Romênia, George Enescu, que dá nome ao evento.

Esse ano, Bucareste verá a pianista Martha Argerich, os violinistas Joshua Bell, David Garrett e Maxim Vengerov, os maestros Antonio Pappano e Zubin Mehta, assim como as orquestras La Scala, de Milão, e Royal Concertgebouw, de Amsterdã.

Entretanto, quase 60 anos depois da fundação do festival em 1958, o evento lançará uma sessão dedicada para compositores do século 21, a pedido de Vladimir Jurowski, principal maestro da Orquestra Filarmônica de Londres, e novo diretor artístico do festival.

Trinta compositores contemporâneos realizarão oficinas e conversas em Bucareste, incluindo Eliot Goldenthal, que ganhou um Oscar por sua trilha sonora para o filme "Frida".

"Há no geral mais trabalhos contemporâneos apresentados nesse festival do que em qualquer um dos anteriores", disse Jurowski à Reuters. "Sem a música do presente não existe futuro".

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento