Entretenimento

Premiado poeta norte-americano John Ashbery morre aos 90 anos

04/09/2017 10h56

GENTE-JOHNASHBERY-MORTE:Premiado poeta norte-americano John Ashbery morre aos 90 anos

(Reuters) - Vencedor do Prêmio Pulitzer, o poeta norte-americano John Ashbery, que publicou mais de 20 livros de poesia e que era conhecido pela complexidade de seu estilo, morreu aos 90 anos de idade, informou a mídia norte-americana.

Ashbery faleceu em sua casa em Hudson, Nova York, relataram o jornal New York Times e a rede ABC News citando seu marido, David Kermani. A causa da morte não foi divulgada.

O poeta, inicialmente associado à escola de poesia de Nova York nos anos 1950 e 1960, conquistou o Pulitzer com "Self-Portrait in a Convex Mirror" em 1976. A coletânea venceu o Prêmio Nacional do Livro e o Prêmio Nacional do Círculo de Críticos do Livro no mesmo ano.

Ashbery foi profundamente influenciado pela arte expressionista abstrata e no início da carreira era crítico de arte. Ele tentou capturar a experiência da desordem em seus poemas, com a experiência escapando do processo de compreensão.

"Eu gostaria de agradar o leitor, e acho que a surpresa tem que ser um elemento disso, e isso pode necessitar de uma certa dose de provocação", disse, em uma entrevista de 1983 à Paris Review.

Nascido em Rochester, Nova York, ele era filho de uma professora de biologia e de um agricultor, e escreveu seu primeiro poema aos 8 anos de idade. Ele se formou na Universidade Harvard e foi à França graças a uma bolsa da Comissão Fulbright nos anos 1950.

Em 2011 ele recebeu a Medalha Nacional de Humanidades do então presidente norte-americano Barack Obama, que o elogiou por influenciar imensamente gerações de escritores.

         (Por Ian Simpson em Washington)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo