Topo

L'Oréal demite modelo transgênero por comentários sobre pessoas brancas

01/09/2017 14h54

MODA-LOREAL-TRANSGERENDO:L'Oréal demite modelo transgênero por comentários sobre pessoas brancas

PARIS (Reuters) - A gigante de cosméticos francesa L'Oréal demitiu sua primeira modelo transgênero a aparecer em uma campanha britânica depois de ela descrever todas as pessoas brancas como racistas no Facebook.

No dia 27 de agosto, Munroe Bergdorf, que mora em Londres, anunciou em sua página de Facebook que faria parte da nova campanha de anúncios da marca francesa celebrando a diversidade.

Em uma mensagem online que mais tarde parece ter sido apagada nesta sexta-feira, Bergdorf disse, de acordo com o jornal Daily Mail: "Honestamente não tenho mais energia para falar sobre a violência racial das pessoas brancas. Sim, TODAS as pessoas brancas".

A unidade britânica da L'Oréal disse em sua página de Twitter que decidiu encerrar o contrato: "A L'Oréal defende a diversidade. Os comentários de Munroe Bergdorf não combinam com nossos valores, e por isso decidimos encerrar nossa parceria com ela".

Em uma postagem feita em sua página nesta sexta-feira, Bergdorf criticou a matéria do Daily Mail e tentou defender seus comentários, que afirmou terem sido uma reação à violência de supremacistas brancos em Charlottesville, nos Estados Unidos.

"Quando eu afirmei que 'todas as pessoas brancas são racistas', eu abordava o fato de que a sociedade ocidental como um todo é um SISTEMA radicado na supremacia branca ? concebido para beneficiar, priorizar e proteger as pessoas brancas antes de qualquer outra raça", disse.

         (Por Michel Rose)