Topo

Sob segurança reforçada, foliões arremessam tomates em festival espanhol

30/08/2017 10h31

ESPANHA-TOMATINA-SEGURANCA:Sob segurança reforçada, foliões arremessam tomates em festival espanhol

Por Silvio Castellanos

BUÑOL (Reuters) - Mais de 20 mil foliões jogaram 160 toneladas de tomates uns contra os outros na Espanha nesta quarta-feira, em uma épica luta de comida anual conhecida como "Tomatina".

Em meio a medidas de segurança reforçadas após os recentes ataques de militantes islâmicos na Catalunha, espanhóis e turistas se juntaram para a festa na cidade de Buñol, no leste da Espanha, organizada todos os anos na última quarta-feira de agosto.

Como parte do festival, foliões encheram as estreitas ruas de Buñol para esfregar tomates esmagados uns nos outros.

A segurança do evento --incluindo policiais e funcionários de segurança local-- foi reforçada depois que ataques militantes na Catalunha deixaram 16 mortos no início deste mês, disse a guarda civil.

A maior parte das vítimas morreu quando um jihadista atropelou multidões com uma van na famosa avenida de Las Ramblas, em Barcelona.

Medidas semelhantes serão tomadas em diversos festivais nacionais da Espanha, disse uma porta-voz da guarda civil.

"Eu não estou tão preocupado", disse o participante da Tomatina Tess Papadopoulos, da Austrália. "Há muita segurança por perto, então eu me sinto muito seguro".

Segundo a história, a Tomatina foi originada de uma briga espontânea entre moradores em 1945, e desde então tem atraído um enorme número de pessoas de todo o mundo.

(Reportagem adicional de Emily Lupton)