Topo

Matt Damon 'encolhido' abre 74º festival de Veneza com "Downsizing"

30/08/2017 15h01

FILME-DAMON-VENEZA:Matt Damon 'encolhido' abre 74º festival de Veneza com "Downsizing"

Por Agnieszka Flak

VENEZA (Reuters) - "Downsizing", sátira do diretor Alexander Payne na qual humanos são encolhidos e ficam com cerca de 13 centímetros de altura para resolver o problema da superpopulação e do aquecimento global, inaugurou o Festival Internacional de Cinema de Veneza nesta quarta-feira.

O lançamento deu início a dias de exibições, festas e glamour no tapete vermelho do festival de cinema mais antigo do mundo, realizado na famosa ilha de Lido.

O filme, estrelado por Matt Damon e Kristen Wiig, conta a história do terapeuta ocupacional Paul Safranek, em apuros financeiros, e sua esposa, Audrey, que decidiram ser encolhidos ? um processo irreversível ? para poderem ser parte da abastada "pequena comunidade", na qual o dinheiro vale muito mais.

Safranek é atraído pela ideia de um recomeço, deixando os problemas para trás e fazendo a sua parte pelo planeta ao mesmo tempo.

Mas ao contrário das intenções nobres que levaram os cientistas a encontrar uma maneira de combater o aquecimento global, a maioria das pessoas que aceita o processo sem volta é seduzida pela promessa de ser capaz de multiplicar seus bens e desfrutar de luxos ? de casas de campo a colares de diamante ? com os quais normalmente só sonharia.

Logo a Leisureland ? a comunidade encolhida e envidraçada para onde Safranek e esposa decidem se mudar ? se torna uma versão miniatura da sociedade atual, na qual a corrupção, a disparidade de renda e pessoas como Dusan Mirkovic, um festeiro e contrabandista de falsificações interpretado por Christoph Waltz, prosperam.

Damon disse que os filmes são os melhores veículos para ajudar os humanos a se solidarizarem uns com os outros, acrescentando que, apesar de seu tom apocalíptico, "Downsizing" no fundo é otimista.

"No final das contas existe o sentimento de que estamos todos juntos nisto... sinto que esta é uma mensagem muito esperançosa em um mundo que está muito dividido", disse o ator norte-americano de 46 anos aos jornalistas.

"Downsizing" é uma de 21 produções norte-americanas e internacionais disputando o Leão de Ouro, que será anunciado em 9 de setembro.

O festival de Veneza é considerado uma plataforma de lançamento para a temporada de prêmios da indústria cinematográfica, já que estreou vencedores do Oscar em suas quatro últimas edições.

"Payne encarou alguns grandes temas que os humanos estão enfrentando agora, e a mensagem realmente foi resumida a viver o momento e respeitar uns aos outros", opinou Ariston Anderson, crítico de cinema da Hollywood Reporter.