Entretenimento

Jerry Lewis, lenda da comédia e benfeitor, morre aos 91 anos em Las Vegas

20/08/2017 15h50

CULTURA-LEWIS-MORRE:Jerry Lewis, lenda da comédia e benfeitor, morre aos 91 anos em Las Vegas

Por Steve Gorman

LOS ANGELES (Reuters) - Jerry Lewis, o "rei da comédia" nos palcos e nas telas, grande benfeitor com suas campanhas de arrecadação de doações, morreu neste domingo aos 91 anos de causas naturais, de acordo com a família do ator.

"O famoso comediante, ator e lendário animador Jerry Lewis morreu tranquilamente hoje de causas naturais aos 91 anos, em sua casa em Las Vegas, com sua família ao seu lado", disse uma declaração da família Lewis.

O comediante, que se tornou famoso ao lado de seu parceiro Dean Martin, era um ícone do cinema, especialmente na França.

Uma vez ele resumiu sua carreira dizendo que teve "um grande sucesso sendo um idiota total", e disse que a chave era manter uma certa qualidade infantil.

"Eu olho para o mundo através dos olhos de uma criança porque eu tenho 9 anos", disse ele à Reuters, em uma entrevista de novembro de 2002.

Lewis tinha 87 anos quando atuou em seu último filme, "Max Rose", lançado em 2013, no qual interpretou um pianista de jazz que questiona seu casamento depois de saber da infidelidade de sua esposa de 65 anos.

O comediante ganhou fama no início da década de 1950 ao se apresentar ao lado de Dean Martin em bares, na televisão e em 16 filmes. No auge, ambos geravam nos fãs a mesma histeria que cercava outros famosos como Frank Sinatra e Beatles.

A parceria de uma década terminou com uma amarga separação e Lewis passou a estrelar suas próprias comédias.

O personagem de Lewis, que ele criou ao lado de Martin, variou pouco de um filme para outro. Pateta e maníaco, ele sempre fazia caretas ao se deparar com situações além de seu controle.

Ele estrelou mais de 45 filmes em uma carreira de cinco décadas. Suas excentricidades de olhos cruzados muitas vezes desprezavam os críticos, mas era dono de um dos maiores salários de Hollywood.

Lewis, cujo verdadeiro nome era Joseph Levitch, nasceu em 16 de março de 1926, em Newark, Nova Jersey, e começou no circuito de comédia "Borscht Belt", como cantor aos 5 anos.

Sua parceria com Martin teve início em 1946, após uma apresentação em Atlantic City, Nova Jersey.

Suas performances eram amplamente improvisadas, sendo as incursões cômicas de Lewis com a plateia um sucesso imediato.

A sua estreia no cinema ocorreu em 1950 com o filme "Minha Amiga Irma", seguido por "Minha Amiga Irma Vai Para o Oeste" no ano seguinte.

 

CARIDADE

Lewis foi fortemente ligado ao seu "telethon" anual, levantando mais de 2 bilhões de dólares para a luta contra a distrofia muscular.

Ele começou a fazer programas para a Associação de Distrofia Muscular em 1952, deixando o trabalho em 2011.

Sua porta-voz, Candi Cazau, disse neste domingo à CNN que ao longo dos anos os "telethons" haviam arrecadado 2,45 bilhões de dólares.

Cazau também disse que Lewis estava planejando fazer aparições no palco nos próximos meses, em Nova York, e em Las Vegas, no próximo ano.

Lewis sofreu anos com numerosas doenças, incluindo ataques cardíacos, distúrbios pulmonares inflamatórios e dor nas costas crônica.

Lewis tinha casas em Las Vegas e San Diego. Ele teve seis filhos com a cantora Patti Palmer, incluindo Gary, do grupo de rock Gary Lewis e os Playboys.

Após um divórcio, Lewis se casou com SanDee Pitnick em 1983, com quem adotou uma filha.

(Com reportagem adicional de Bernie Woodall em Fort Lauderdale, Florida)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo