Topo

Filme georgiano vence principal prêmio em Sarajevo; Oliver Stone e John Cleese são homenageados

17/08/2017 18h55

FILME-SARAJEVO-PREMIO:Filme georgiano vence principal prêmio em Sarajevo; Oliver Stone e John Cleese são homenageados

SARAJEVO (Reuters) - Um filme georgiano sobre uma mulher que luta para reconciliar sua vida familiar e sua paixão pela escrita foi escolhido como melhor filme no 23º Festival de Cinema de Sarajevo.

O diretor norte-americano Oliver Stone, três vezes vencedor do Oscar, e o ator britânico John Cleese também receberam prêmios por suas carreiras durante o festival de uma semana de duração, que exibiu 235 filmes de 54 países para uma audiência de cerca de 100 mil pessoas.

Um júri internacional comandado pelo cineasta mexicano Michel Franco premiou ?Scary Mother?, o filme de estreia da diretora georgiana de 27 anos Ana Urushadze, com o Coração de Sarajevo, o principal prêmio do festival.

O júri descreveu o filme como ?provocativo e elegantemente dirigido?.

Esta é a segunda vez que um filme da Geórgia triunfa em Sarajevo, após ?In Bloom?, dos diretores Nana Ekvtimishvili e Simon Gros, levar o prêmio principal em 2013.

O cineasta romeno Emanuel Parvu recebeu o prêmio de melhor diretor por seu filme ?Meda, or the Not So Bright Side of Things?, e Serban Pavlu venceu o prêmio de melhor ator por seu papel no filme.

O prêmio de melhor atriz foi entregue à canadense Ornela Kapetani por seu papel em ?Daybreak?, longa de estreia do diretor albanês Gentian Koci.

O Festival de Cinema de Sarajevo, criado como um ato de desafio para o fim do cerco de 1992 a 1995 durante a guerra da Bósnia, se tornou uma das maiores plataformas da indústria para a região, se alastrando da Áustria até Rússia e Turquia.

(Reportagem de Daria Sito-Sucic)