Topo

ESTREIAS-Novo filme de Terence Mallick e mais um capítulo de Transformers chegam aos cinemas

19/07/2017 15h20

FILME-ESTREIAS-SEMANA:ESTREIAS-Novo filme de Terence Mallick e mais um capítulo de Transformers chegam aos cinemas

SÃO PAULO (Reuters) - Veja um resumo dos principais filmes que estreiam nos cinemas do país nesta semana:

 

"De Canção em Canção"

- Vencedor de um Urso de Ouro em Berlim (?Além da Linha Vermelha?, 1999) e de uma Palma de Ouro em Cannes (?A Árvore da Vida?, 2011), o norte-americano Terrence Malick tornou-se um diretor cult, de quem sempre se espera o próximo filme.

Seu nono longa é ?De Canção em Canção?, em que ele explora a cena roqueira em Austin, Texas, a partir do envolvimento amoroso de alguns personagens. São eles a jovem compositora Faye (Rooney Mara), o poderoso produtor Cook (Michael Fassbender) e um músico promissor, BV (Ryan Gosling). Os três formam um triângulo amoroso, no qual futuramente duas outras mulheres fora da cena musical terão um papel: Amanda (Cate Blanchett), que se aproxima de BV, e Rhonda (Natalie Portman), que se envolve com Cook.

Atrações à parte estão nas participações de músicos de várias gerações, como Patti Smith, Iggy Pop, Red Hot Chili Peppers, Lykke Li, Black Lips e John Lydon.

 

"Transformers ? O Último Cavaleiro"

- A boa notícia no novo ?Transformers? é que, pelo preço de um filme, vê-se meia dúzia. A má notícia é que nenhum deles é exatamente bom ? mas isso também não é novidade em se tratando da franquia. Dirigido por Michael Bay, o longa retrata uma guerra entre robôs gigantes de outro planeta que querem dominar a Terra.

Os humanos ? Mark Wahlberg e Anthony Hopkins, entre outros ? são coadjuvantes que servem para ser arremessados e/ou pisados pelas criaturas. O filme começa na Inglaterra medieval e cria um pretexto para ligar a lenda do Rei Arthur às criaturas alienígenas.

A bem da verdade, a sub-trama arthuriana é até divertida e criativa ? mais inventiva do que o filme inteiro de Guy Ritchie, o recente ?Rei Arthur ? A Lenda da Espada?. Mas está tão soterrada de ferro-velho galáctico que se transforma num robô que, quando vem à tona, é tarde demais.

 

"Tal Mãe, Tal Filha"

- Juliette Binoche é uma grande atriz dramática, mas raramente acerta na comédia ? e uma das provas disso é ?Tal Mãe, Tal Filha?, de Noémie Saglio. No filme, ela interpreta Mado, mulher de quase 50 anos e pouco ajuizada, ao contrário de sua filha, Avril (Camille Cottin), de 30 anos, e dona de uma vida bem mais regrada.

Quando Avril engravida, no entanto, Mado fica indignada ? não se imagina uma avó! Porém, ela mesma acaba tendo uma recaída com o ex-marido (Lambert Wilson), e também engravida, o que gera uma competição emocional entre as duas mulheres.

Com personagens que beiram a histeria e/ou a idiotice, a comédia é incapaz de extrair uma gota de humanidade ou humor genuíno das situações. Tudo é exagerado, caricato e enfadonho. Talvez um eventual futuro remake americano seja mais competente, se acertar o tom.

 

"Monsieur & Madame Adelman"

- Victor (interpretado pelo roteirista e diretor do filme Nicolas Bedos) é um aspirante a escritor que fica indignado de inveja quando, nos anos 70, Patrick Modiano ganha um prestigioso prêmio literário: ?Os livros dele são ruins e convencionais. Livros escritos pelo vovô!?, pragueja em direção à televisão. Curiosamente, essas mesmas palavras podem ser empregadas em relação a esta comédia francesa.

O longa acompanha o relacionamento de 45 anos entre o personagem e sua mulher (Doria Tillier) de forma enfadonha e anacrônica. É um filme que parece empoeirado em seu retrato sem colorido ou sagacidade de um casal comum e, na verdade, um tanto histérico.

Sem uma história de amor notável ? ou algo que cinematograficamente o justifique ?, o longa guarda uma reviravolta tola para o final, que supostamente recolocaria tudo em perspectiva.

 

"D.P.A. ? Detetives do Prédio Azul"

Um pequeno prédio azul, na cidade do Rio de Janeiro, é o principal cenário desta aventura infanto-juvenil nacional protagonizada por Pippo (Pedro Henriques Motta), Sol (Leticia Braga) e Bento (Anderson Lima), que se infiltram numa festa da síndica do local (Tamara Taxman), uma bruxa de verdade.

Uma série de crimes acontece durante o evento, e o prédio amanhece com várias rachaduras, e deverá ser implodido. Para evitar perderem seus apartamentos e se separarem, as três crianças investigam o que aconteceu na festa. Para resolver o problema, contarão com a ajuda dos detetives originais (Caio Manhente, Letícia Pedro e Cauê Campos).

Com um ar um tanto nostálgico, que lembra os livros da série Vaga-Lume, ? mas também repleto de modernidade ?, ?D.P.A. ? Detetives do Prédio Azul? também traz no elenco Mariana Ximenes, Aílton Graça e Maria Clara Gueiros.

 

(Por Alysson Oliveira e Neusa Barbosa, do Cineweb)

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb