Topo

Ator ganhador do Oscar Martin Landau morre aos 89 anos

17/07/2017 09h10

GENTE-LANDAU-MORTE:Ator ganhador do Oscar Martin Landau morre aos 89 anos

Por Will Dunham

(Reuters) - Martin Landau, um talentoso e produtivo ator que atingiu o estrelato na TV norte-americana com seu papel no seriado "Missão Impossível" e ganhou um Oscar por sua interpretação de Béla Lugosi no filme de 1994 "Ed Wood", morreu aos 89 anos.

Landau morreu no centro médico UCLA em Los Angeles no sábado devido a complicações inesperadas durante uma breve internação por uma doença não divulgada, disse seu assessor Dick Guttman em comunicado no domingo.

Sua longa carreira teve altos e baixos notáveis. Ele realizou performances elogiadas em filmes de importantes diretores incluindo Francis Ford Coppola, Woody Allen e Tim Burton, foi nomeado três vezes ao Oscar e estrelou a série de espionagem "Missão Impossível" nos anos 60 ao lado de sua então esposa Barbara Bain.

Entretanto, durante um momento de estagnação na carreira, o nova-iorquino definhou em projetos de menor qualidade como o filme de 1981 "The Harlem Globetrotters on Gilligan's Island" e o dispensável filme de mutantes de 1983 "A Noite do Medo".

Landau foi nomeado como melhor ator coadjuvante por sua interpretação em "Ed Wood" do ator em decadência e viciado em morfina Lugosi, estrela de "Drácula". O elenco da homenagem de Tim Burton ao diretor Wood incluiu Johnny Depp, Bill Murray, Sarah Jessica Parker e o lutador George Steele.

(Reportagem adicional de Daniel Trotta em Nova York)