Comprada por 100 euros, máquina Enigma da Segunda Guerra Mundial é vendida por 45 mil
GERAL-ENIGMA-LEILOADA:Comprada por 100 euros, máquina Enigma da Segunda Guerra Mundial é vendida por 45 mil
Por Radu-Sorin Marinas e Sinisa Dragin
BUCARESTE (Reuters) - Alguém na Romênia pensou ter conseguido uma quantia justa de dinheiro ao vender uma antiga máquina de escrever por 100 euros em um mercado de artigos usados. Essa pessoa estava errada.
A ?máquina de escrever? era, na verdade, uma Wehrmacht Enigma I alemã, uma máquina de criptografia da Segunda Guerra Mundial, e o colecionador que a comprou colocou o item a venda na casa de leilões Artmark, em Bucareste, pelo preço inicial de 9 mil euros. Nesta terça-feira, a Artmark vendeu o item para um licitante online por 45 mil euros.
?O colecionador comprou de um mercado de artigos usados. Ele é um professor de criptografia e... ele sabia muito bem o que estava comprando?, disse Cristian Gavrila, gerente da Artmark, à Reuters.
A Romênia foi uma aliada da Alemanha nazista até 1944, quando trocou de lado pelos Aliados. Historiadores dizem que o país pode ter muitas outras máquinas criptográficas ainda não descobertas.
No mês passado, a Christie?s New York Books estabeleceu um recorde mundial de leilão de 547.500 dólares com a venda de uma ?máquina de criptografia Enigma quatro rotores, 1944?, para um licitante online.
A Enigma foi usada para codificar e decodificar mensagens enviadas por diversas áreas militares nazistas, mas o matemático britânico Alan Turing e sua equipe do centro de quebra de códigos do Reino Unido, Bletchley Park, decifraram os códigos. Segundo algumas estimativas, o trabalho deles encurtou a guerra em dois anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.