Topo

Miranda Kerr entrega joias recebidas em suposto esquema malaio de lavagem de dinheiro

27/06/2017 21h16

GENTE-MIRANDAKERR-JOIAS:Miranda Kerr entrega joias recebidas em suposto esquema malaio de lavagem de dinheiro

LOS ANGELES (Reuters) - A atriz e modelo australiana Miranda Kerr entregou milhões de dólares em joias que autoridades norte-americanas dizem ter sido dadas a ela como parte de um esquema malaio de lavagem de dinheiro, disse seu porta-voz nesta terça-feira.

Kerr, ex-modelo da Victoria Secret, recebeu do financista malaio Jho Low pingentes de diamantes, brincos e outras joias no valor de cerca de 8 milhões de dólares em 2014, de acordo com um processo civil de 15 de junho do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

    Kerr não é acusada de nenhum ato irregular e seu porta-voz disse que ela tem cooperado totalmente com autoridades norte-americanas desde o início do inquérito.

    ?A transferência dos presentes de joias do cofre da sra. Kerr em Los Angeles para agentes do governo foi finalizada na tarde da última sexta-feira?, disse o porta-voz em comunicado.

    Os presentes de joias foram detalhados no processo do Departamento de Justiça, em um caso longo sobre uma possível conspiração para lavar dinheiro desviado do fundo 1Malaysia Development Berhad, conhecido como 1MDB, que foi criado em 2009 pelo primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, para promover o desenvolvimento econômico.

    O Departamento de Justiça alega que mais de 4,5 bilhões de dólares foram retirados do 1MDB por autoridades de alto escalão do fundo e seus associados.

    Kerr, que estava entre casamentos com o ator Orlando Bloom e o co-fundador do Snapchat Evan Spiegal à época, recebeu um colar de diamantes em formato de coração no valor de 1,8 milhão de dólares, com suas iniciais gravadas na parte de trás, como um presente de Dia dos Namorados de Low em 2014, de acordo com o processo.

    Posteriormente em 2014, investigadores disseram que Low deu a Kerr um segundo pingente, de diamante rosa, no valor de 4,8 milhões de dólares, seguido por brincos, um bracelete e um anel no valor de quase 2 milhões de dólares.

    (Reportagem de Jill Serjeant e Gina Cherelus)