Topo

Corpo de Salvador Dalí será exumado em caso de contestação de paternidade

26/06/2017 15h11

GENTE-DALI-EXUMADO:Corpo de Salvador Dalí será exumado em caso de contestação de paternidade

MADRI (Reuters) - Um juiz de Madri determinou que os restos do artista surrealista espanhol Salvador Dalí sejam exumados para a coleta de amostras de DNA após uma reivindicação de paternidade feita por uma mulher do norte da Espanha, informou o tribunal nesta segunda-feira.

A corte identificou a mulher como Maria Pilar Abel, da cidade de Girona, nordeste do país. O tribunal disse que os exames de DNA são necessários para fazer a comparação com o material genético de Dalí, devido à falta de outros restos biológicos ou pessoais.

Abel, que nasceu em 1956, afirma que sua mãe teve um caso com o pintor nos anos 1950 enquanto trabalhava como funcionária da família e luta para ter a paternidade de Dalí reconhecida desde 2007, segundo o jornal El País.

Ela passou por três exames de DNA, mas nunca recebeu os resultados, afirmou ela ao jornal em entrevista em 2015.

Dalí, que morreu em 1989 aos 84 anos, foi um dos artistas mais famosos do período surrealista do século 20. Ele pintou quadros como os relógios derretendo em 1931 na obra "A Persistência da Memória", mas também fez trabalhos com filmes, escultura e propaganda.

O excêntrico artista, famoso por seu bigode, era conhecido também por um comportamento controverso, como dar palestras vestido com um traje de mergulho antigo e dirigir da Espanha a Paris em um Rolls Royce branco carregado de couve-flor.

(Reportagem de Paul Day)