Topo

Canadense se torna primeira mulher a capitanear guarda da rainha Elizabeth

26/06/2017 12h01

REINOUNIDO-RAINHA-GUARDA-MULHER:Canadense se torna primeira mulher a capitanear guarda da rainha Elizabeth

Por Iona Serrapica

LONDRES (Reuters) - Uma soldado canadense se tornou a primeira mulher a assumir o comando das tropas que guardam o Palácio de Buckingham, da rainha Elizabeth, do Reino Unido, nesta segunda-feira.

A capitã Megan Couto disse ser uma grande honra liderar a unidade canadense na cerimônia da Troca da Guarda no palácio em Londres, um evento que normalmente atrai milhares de turistas.

"Estou sentindo um pouco de estresse saudável, mas não me sentindo muito nervosa", disse Megan, de 24 anos, à Reuters, antes de colocar em marcha suas tropas do Segundo Batalhão, a Infantaria Leve Canadense da Princesa Patricia, de um quartel próximo ao Palácio de Buckingham.

"Só preciso me concentrar em dizer os comandos certos".

Normalmente as funções da guarda são realizadas por tropas da Divisão Residencial, que protege o soberano e os palácios reais desde 1660. Um destacamento da unidade vem realizando as funções em Buckingham desde que a tataravó de Elizabeth, a rainha Victoria, se mudou para o local em 1837.

"Ensaiamos durante semanas e semanas", disse Megan, cuja unidade visita o Reino Unido por ocasião do 150º aniversário do Canadá, uma de 15 nações além do Reino Unido que tem a rainha de 91 anos como chefe de Estado.

"Isto com certeza significa muito para nós".

As mulheres estavam proibidas de exercer funções de combate no Exército britânico até julho do ano passado, o que significa que nenhuma delas jamais havia ocupado o posto de capitã da guarda da rainha antes de Megan.