Documentário mostra luta de sobreviventes do Holocausto para seguir em frente
FILME-DOCUMENTARIO-HOLOCAUSTO:Documentário mostra luta de sobreviventes do Holocausto para seguir em frente
LONDRES (Reuters) - Um documentário que estreia nos cinemas britânicos nesta semana examina os desafios enfrentados pelos sobreviventes do Holocausto para refazer suas vidas depois de suportarem os horrores da Segunda Guerra Mundial e os campos de concentração nazistas.
"Destination Unknown" foi feito ao longo de 14 anos e mistura imagens de arquivo com filmagens contemporâneas de sobreviventes da tragédia, em alguns casos acompanhando-os ao retornarem aos campos onde estiveram aprisionados.
"O que me pareceu único é: como você vive com a dor? Como tem uma vida após tal atrocidade?", disse a diretora Claire Ferguson a respeito do filme.
O documentário conta as histórias de judeus que sobreviveram aos campos de concentração, de homens que lutaram no movimento de resistência judeu e de outros que permaneceram vivos se escondendo.
Cerca de 6 milhões de judeus morreram nas mãos dos nazistas e seus aliados durante o Holocausto, e muitos foram enviados a campos de extermínio depois de terem seus bens apreendidos.
Edward Mosberg, um sobrevivente do campo de concentração de Mauthausen que ainda usa um bracelete com seu número de identificação, disse ter participado do filme para que as gerações mais jovens não se esqueçam do que aconteceu.
"Não esquecer, essa é a coisa toda... a próxima geração ainda irá lembrar", disse.
O filme estreia no Reino Unido em 16 de junho. As datas dos lançamentos internacionais ainda não foram confirmadas.
(Por George Sargent)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.