Topo

Arte em néon ganha brilho em galeria familiar de Londres

14/06/2017 13h01

ARTE-LONDRES-NEON:Arte em néon ganha brilho em galeria familiar de Londres

Por Patrick Johnston

LONDRES (Reuters) - Ao toque de uma série de interruptores, um estúdio situado em uma propriedade industrial cinzenta do leste de Londres se ilumina e revela centenas de obras brilhantes de arte em néon.

A galeria do artista Marcus Bracey, de 43 anos, localizada em Walthamstow e chamada de 'O Ferro-Velho de Deus', abriga a coleção de quatro gerações de sua família que construíram, compraram e expuseram obras em neon.

    As peças são acompanhadas de curiosidades kitsch que Bracey obteve em sets de filmes e vendas de garagem ao redor do Reino Unido, deixando apenas um espaço suficiente para um corredor estreito e ondulado por onde os visitantes podem vaguear pela galeria.

    "Este é meu empório do néon, meu museu de luz, minha caverna de Aladim", disse Bracey à Reuters no centro do estúdio de teto alto, que consome mais de 700 libras esterlinas (900 dólares norte-americanos) de eletricidade por semana.

    Algumas das obras de Bracey apareceram em filmes, entre eles "Missão: Impossível" e "De Olhos Bem Fechados", ou decoraram lojas de departamentos, como a londrina Selfridges, enquanto outras foram compradas por celebridades como Kate Moss.

    Recentemente Bracey vendeu um grande néon intitulado 'Deus Salve a Rainha' postado diante de uma bandeira britânica em forma de coração por 58 mil libras esterlinas em leilão para um comprador de Dubai.

    Uma réplica está exposta no 'O Ferro-Velho de Deus', que Bracey inaugurou com seu pai, Chris, em 2008 depois de ficar sem espaço para armazenar as obras da família em casa.

    As peças mais antigas em exposição, usadas muitas vezes em filmagens, datam dos anos 1950, quando o avô de Marcus abandonou o trabalho de minerador no País de Gales e se empregou em uma empresa de eletricidade, passando a fabricar letreiros para parques de diversão de todo o Reino Unido.

    "Ele deixou a escuridão e veio para a luz", disse Bracey.

    Também se pode ver numerosos letreiros feitos pelo pai de Marcus para sex shops do bairro londrino do Soho nos anos 1980 na tentativa de transformar a área em uma réplica de Las Vegas.