Adam West, ator da série Batman nos anos 1960, morre aos 88 anos
CULTURA-BATMAN-MORRE:Adam West, ator da série Batman nos anos 1960, morre aos 88 anos
(Reuters) - Adam West, que ganhou um lugar na história da cultura pop norte-americana com o personagem principal na clássica série de televisão dos anos 1960 "Batman", morreu aos 88 anos, afirmou neste sábado a família do ator.
West, tão identificado como Batman pelo resto de sua vida, que foi uma bênção e uma maldição para ele, morreu na noite de sexta-feira após uma batalha contra a leucemia, disse um familiar à Variety.
"Ele foi o maior. Nós sentiremos sua falta", disse a família no perfil do ator no Twitter.
A série "Batman" estrelada por West, ao lado de Burt Ward como seu colega Robin e uma coleção de vilões coloridos, foi inspirada por uma longa série de quadrinhos. Ela foi exibida por apenas três temporadas de 1966 a 1968 na rede ABC, mas se tornou um fenômeno de televisão e um clássico. Também gerou um longa-metragem "Batman" em 1966.
West retratou Batman e seu alter ego Bruce Wayne como dolorosamente sincero, reto, limpo e confiável. Os aspectos mais obscuros do personagem de Batman foram ignorados.
Os vários vilões memoráveis da série --Cesar Romero como Coringa, Frank Gorshin como Charada, Burgess Meredith como Pinguim e Julie Newmar como Mulher Gato-- foram autorizados a exagerar nas cenas. Inúmeras estrelas de Hollywood participaram como adversários de Batman nos 120 episódios da série.
"Ele era brilhante, espirituoso e divertido para trabalhar", disse Newmar por meio de um comunicado divulgado neste sábado. "Vou sentir sua falta no mundo físico e saboreá-lo sempre no mundo da imaginação e da criatividade".
Após o cancelamento da série, West teve dificuldade para conseguir outros trabalhos devido à ligação com o papel de Batman.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.