Topo

Adam West, ator da série Batman nos anos 1960, morre aos 88 anos

10/06/2017 14h48

CULTURA-BATMAN-MORRE:Adam West, ator da série Batman nos anos 1960, morre aos 88 anos

(Reuters) - Adam West, que ganhou um lugar na história da cultura pop norte-americana com o personagem principal na clássica série de televisão dos anos 1960 "Batman", morreu aos 88 anos, afirmou neste sábado a família do ator.

West, tão identificado como Batman pelo resto de sua vida, que foi uma bênção e uma maldição para ele, morreu na noite de sexta-feira após uma batalha contra a leucemia, disse um familiar à Variety.

"Ele foi o maior. Nós sentiremos sua falta", disse a família no perfil do ator no Twitter.

A série "Batman" estrelada por West, ao lado de Burt Ward como seu colega Robin e uma coleção de vilões coloridos, foi inspirada por uma longa série de quadrinhos. Ela foi exibida por apenas três temporadas de 1966 a 1968 na rede ABC, mas se tornou um fenômeno de televisão e um clássico. Também gerou um longa-metragem "Batman" em 1966.

West retratou Batman e seu alter ego Bruce Wayne como dolorosamente sincero, reto, limpo e confiável. Os aspectos mais obscuros do personagem de Batman foram ignorados.

Os vários vilões memoráveis da série --Cesar Romero como Coringa, Frank Gorshin como Charada, Burgess Meredith como Pinguim e Julie Newmar como Mulher Gato-- foram autorizados a exagerar nas cenas. Inúmeras estrelas de Hollywood participaram como adversários de Batman nos 120 episódios da série.

"Ele era brilhante, espirituoso e divertido para trabalhar", disse Newmar por meio de um comunicado divulgado neste sábado. "Vou sentir sua falta no mundo físico e saboreá-lo sempre no mundo da imaginação e da criatividade".

Após o cancelamento da série, West teve dificuldade para conseguir outros trabalhos devido à ligação com o papel de Batman.