Topo

Cubanos comemoram 50º aniversário de "Sgt. Pepper's" com show ao ar livre em Havana

02/06/2017 11h05

MUSICA-CUBA-BEATLES:Cubanos comemoram 50º aniversário de "Sgt. Pepper's" com show ao ar livre em Havana

Por Sarah Marsh

HAVANA (Reuters) - Cuba, que desaprovava a música dos Beatles por considerá-la uma influência ocidental decadente, realizou na quinta-feira um show ao ar livre em um parque de Havana para celebrar os 50 anos do lançamento do emblemático álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band".

A Beatlemania floresceu tarde no país caribenho, onde as autoridades viam as canções dos Beatles como um "diversionismo ideológico" nas décadas de 1960 e 1970.

Essa censura foi desaparecendo depois do final da Guerra Fria, e o falecido presidente Fidel Castro deu um giro de 180 graus em 2000, quando disse que John Lennon foi um herói "revolucionário" e apresentou una estátua de bronze do músico sentado no banco de um parque.

Hoje, a música dos Beatles é tocada nas rádios cubanas e o Parque John Lennon é um ponto turístico de Havana.

Centenas de fãs dos Beatles compareceram ao local na tarde de quinta-feira para ouvir versões das canções emblemáticas do oitavo álbum da banda, considerado por muitos como o melhor de seu repertório, algumas delas em ritmo de salsa.

"Os Beatles são queridos em Cuba. São os maiores da história da música", disse Iván Rico, trabalhador portuário que, assim como muitos presente no show, vestia uma camiseta com a imagem do quarteto de Liverpool.