Topo

Joaquin Phoenix acerta Cannes com assassino de aluguel em suspense de Lynne Ramsay

27/05/2017 15h20

FILME-PHOENIX-FIM-CANNES:Joaquin Phoenix acerta Cannes com assassino de aluguel em suspense de Lynne Ramsay

Por Robin Pomeroy

CANNES, França (Reuters) - Como um assassino contratado cuja arma escolhida é uma marca particular de martelo, Joaquim Phoenix apresentou um curto e agudo choque de um filme para encerrar a principal competição do Festival de Cinema de Cannes neste sábado.

"You Were Never Really Here" é um suspense duro e sangrento da diretora escocesa Lynne Ramsay, cuja reputação é tamanha que ela foi autorizada a submeter um filme para a Palma de Ouro sem mostrar ao Comitê de seleção uma versão final do mesmo.

Ramsay, cujo último filme, o drama sobre um massacre escolar "Precisamos Falar Sobre o Kevin", competiu em Cannes em 2011, disse aos jornalistas que ainda estava editando "You Were Never Really Here", levando um jornalista a implorar para que ela não corte muito da versão de 85 minutos mostrada à imprensa.

"Eu não quis entediá-los em Cannes", disse Ramsay, cujos filmes são todos de menos de 90 minutos.

"Não há nada pior que estar ao final deste festival e assistir a um filme de duas horas e meia de duração no qual há cenas autoindulgentes", disse ela, uma descrição que poderia se aplicar a muitos dos filmes exibidos este ano.

O filme levou a uma comparação com o clássico de Martin Scorsese "Taxi Driver", devido à ambiguidade moral de Joe, personagem de Phoenix que, como Travis Bickle de Robert De Niro, é um militar veterano psicologicamente afetado que tenta salvar uma garota abusada sexualmente.

"'Taxi Driver' é provavelmente um dos filmes que realmente me fez querer ser ator, um tipo particular de ator, então eu tenho certeza que sua influência (estava lá), mas não houve nenhuma decisão consciente de fazer aquilo (copiar a performance de De Niro)", disse Phoenix, acrescentando: "Eu achei que estávamos fazendo uma comédia".

Com uma reputação de uma das estrelas mais difíceis de Hollywood quando se trata de lidar com a mídia, Phoenix foi notavelmente acessível, agradecendo repórteres por virem e ficando para autógrafos e selfies. Durante grande parte da coletiva de imprensa ele colocou seu braço ao redor de Ramsay de maneira protetora e passou a mão em seus ombros.

O vencedor da Palma de Ouro será anunciado no domingo, quando o festival é encerrado.

(Reportagem de Robin Pomeroy)