Topo

Laura Biagiotti, a rainha italiana do cashmere, morre aos 73 anos em Roma

26/05/2017 10h01

MODA-BIAGIOTTI-MORTE:Laura Biagiotti, a rainha italiana do cashmere, morre aos 73 anos em Roma

Por Philip Pullella

ROMA (Reuters) - Laura Biagiotti, que ajudou a fazer da pequena loja de costura de sua mãe, em Roma, uma marca de roupas ready-to-wear reconhecida internacionalmente, morreu nesta sexta-feira aos 73 anos de idade, informaram sua família e sua empresa.

Biagiotti faleceu em um hospital da capital italiana, onde estava na UTI desde um ataque cardíaco sofrido nesta semana.

Nascida em 1943, no auge da Segunda Guerra Mundial, ela estudou literatura e desejou se tornar arqueóloga.

Ao invés disso, decidiu ajudar a mãe, cujo pequeno ateliê obteve um contrato para fabricar uniformes de comissárias de bordo da companhia aérea Alitalia em 1964, e pouco depois foi incumbida pelo grupo Seventh Avenue de produzir uma coleção para o mercado norte-americano.

Biagiotti desenhou roupas para estrelas como Ingrid Bergman e Bette Davis quando trabalhou com o estilista Emilio Federico Schuberth nos anos 1960, tempo de ebulição para a moda. Ela apresentou sua primeira linha ready-to-wear em 1972 em Florença.

Mais tarde o negócio abriu uma sede perto da Escadaria de Espanha em Roma, onde muitas casas de moda têm seus showrooms.

Ela lançou uma linha masculina em 1987 e mostrou suas criações com seda e cashmere em Pequim em 1988, quando a China ainda era essencialmente fechada para o mundo exterior.

Biagiotti buscou inspiração no Oriente Distante muitas vezes --algumas de suas coleções mais recentes ecoavam desenhos asiáticos-- e se tornou conhecida como a Rainha do Cashmere por usar o tecido com frequência.

A marca Biagiotti, uma das primeiras maisons administradas por uma mulher a obter reconhecimento mundial, mais tarde incluiu acessórios, óculos, coleções infantis e para a casa, perfumes e moda esportiva.

(Reportagem adicional de Giulia Segreti em Milão)