Topo

ESTREIA-Nem Gerard Butler salva "Um Homem de Família" do excesso de chavões

17/05/2017 17h03

FILME-ESTREIA-HOMEMFAMILIA:ESTREIA-Nem Gerard Butler salva "Um Homem de Família" do excesso de chavões

SÃO PAULO (Reuters) - Trabalho de estreia do diretor Mark Williams, ?Um Homem de Família? parece temer deixar de fora algum dos inúmeros clichês que normalmente atolam dramas familiares e também os ambientados no ambiente corporativo. Williams simplesmente alinha todos, o que tira um pouco do charme do filme, com elenco liderado pelo escocês Gerard Butler.

Ele é Dane Jensen, um dos mais aguerridos head hunters de uma firma de Chicago. Encarna aquele tipo de executivo feroz, que invade o espaço alheio e não poupa nenhum esforço para fechar mais um contrato. O problema é que isso está consumindo todo o seu tempo, inclusive noites e fins de semana, tornando rara e difícil sua convivência com a mulher, Elise (Gretchen Mol), e três filhos ainda crianças.

Acostumado a interpretar heróis de filmes de ação, como ?300? (2006) e ?Invasão a Londres? (2016), Butler tira de letra este papel. Mas acontece que o roteiro, escrito por Bill Dubuque, empenha-se numa virada moral do protagonista, carregada de tantos lugares-comuns sobre a relação entre homens e mulheres que se parece estar num filme dos anos 1950. Dane é o protótipo do macho alfa e provedor, enquanto a mulher é o modelo de dona de casa que deixou tudo na vida para ser esposa e mãe e vive cobrando a conta.

Quando entra em cena a doença grave do filho mais velho, o menino Ryan (Max Jenkins), os chavões só pioram.

O foco está na divisão da energia de Dane entre concorrer a um cargo de chefia ? tendo, para isso, que encarar dois tubarões corporativos, seu patrão, Ed (Willem Dafoe), e a colega concorrente, Lynn (Alison Brie) ? e a necessidade de dedicar-se mais ao filho doente.

A humanização do workaholic é também promovida por um relacionamento extemporâneo ? e que parece muito inverossímil - com um engenheiro desempregado de 59 anos (Alfred Molina). Super-qualificado mas tido como velho demais, Dane não consegue empregá-lo. Mas é este homem, sempre falando pelo telefone com ele, quem inverte a relação de poder e termina sendo um inesperado apoio à sua transformação. Como em qualquer filme de Hollywood, aos clichês somam-se as soluções quase mágicas.

Um ponto baixíssimo e preconceituoso nos diálogos acontece quando Ed diz que não se casa porque prefere a companhia de mulheres como ?uma brasileira que cobra US$ 5.000?, vendo-se na tela, a seguir, a imagem de uma morena cuja profissão ninguém tem dificuldade de identificar.

(Por Neusa Barbosa, do Cineweb)

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb