Topo

Festival de Cannes instala vasos de flores gigantes para coibir ataques terroristas

15/05/2017 16h47

FILME-CANNES-SEGURANCA:Festival de Cannes instala vasos de flores gigantes para coibir ataques terroristas

CANNES, França (Reuters) - O calçadão de Cannes já era bonito o suficiente antes de as autoridades instalarem uma fileira de 400 vasos de flores gigantes, mas estas não estão ali para embelezar, e sim como uma medida de segurança contra ataques terroristas durante o festival de cinema.

O Festival Internacional de Cinema de Cannes, que começa na quarta-feira, é o primeiro desde o ataque na vizinha Nice em julho passado, quando um tunisiano lançou um caminhão de 19 toneladas sobre uma multidão que comemorava o Dia da Bastilha na avenida à beira-mar, matando ao menos 80 pessoas.

Os vasos da altura dos ombros ao longo da Croisette de Cannes devem funcionar como uma barreira discreta, mas concreta, para impedir qualquer ação semelhante com um carro ou caminhão.

A polícia também investiu em 160 metros de correntes com espinhos que podem deter um caminhão, mobilizou forças adicionais e pediu que um batalhão de voluntários civis a informe de qualquer atividade suspeita.

Cerca de 550 câmeras de segurança ainda ajudam a vigilância, disse Yves Daros, chefe da polícia municipal.

"É a rede (de câmeras) mais densa da França. Em Cannes, temos uma câmera para cada 140 habitantes", disse Daros à Reuters TV.

O país se encontra em estado de emergência desde novembro de 2015, quando ataques coordenados com armas e bombas em Paris mataram 130 pessoas e feriram 368. Ainda no mês passado, um policial foi morto a tiros no centro da capital ? o mais recente de uma série de atentados assumidos por militantes islâmicos.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos mantém um alerta de viagem para a França e alguns outros países europeus há tempos, e alerta seus cidadãos a ficarem atentos perto de alvos em potencial, como "eventos de grande destaque".