Topo

Exibição em Paris ressalta paixão de Picasso por culturas distantes

Paris (FRA)

27/03/2017 16h25

A admiração de Pablo Picasso por civilizações distantes ganhou destaque em uma nova exposição em Paris, na França, com peças da coleção do artista que mostram essa paixão de toda uma vida e seus próprios esboços, esculturas e pinturas inspirados por elas. Intitulada "Picasso Primitif", a mostra pretende exibir "uma visão comparativa de suas obras com aquelas de artistas não-ocidentais" da África, da Oceania, das Américas e da Ásia, de acordo com o museu Quai de Branly. Entre os itens presentes está a pintura "Cabeça de Mulher", na qual a proeminência da testa, os dentes e buracos no lugar das bochechas lembram uma máscara antropomórfica da Costa do Marfim, enquanto uma máscara listrada de formato hexagonal de 1919 parece dar um toque moderno a tais peças tradicionais africanas. "Picasso Primitif" estreia na terça-feira e dura até julho.

PARIS (Reuters) - A admiração de Pablo Picasso por civilizações distantes ganhou destaque em uma nova exposição em Paris, com peças da coleção do artista que mostram essa paixão de toda uma vida e seus próprios esboços, esculturas e pinturas inspirados por elas.

Intitulada "Picasso Primitif", a mostra pretende exibir "uma visão comparativa de suas obras com aquelas de artistas não-ocidentais" da África, da Oceania, das Américas e da Ásia, de acordo com o museu Quai de Branly.

Entre os itens presentes está a pintura "Cabeça de Mulher", na qual a proeminência da testa, os dentes e buracos no lugar das bochechas lembram uma máscara antropomórfica da Costa do Marfim, enquanto uma máscara listrada de formato hexagonal de 1919 parece dar um toque moderno a tais peças tradicionais africanas.

"Picasso Primitif" estreia na terça-feira e dura até julho.

(Por Nathalie Kantaris Diaz)