Topo

Primeira peça de Arthur Miller terá estreia mundial em Londres

04/12/2015 12h01

Por Michael Roddy

LONDRES (Reuters) - É difícil acreditar que uma década após sua morte, e cem anos depois de seu nascimento, a primeira peça que Arthur Miller escreveu poderá fazer a estreia mundial, mas isso é o que vai acontecer em Londres na próxima semana.

"No Villain" (Nenhum Vilão), que Miller escreveu aos 20 anos em uma especialização de literatura na Universidade de Michigan, e que ganhou um prêmio 250 dólares que o ajudou a financiar seus estudos, será encenada no Teatro Red Lion, de 60 lugares, de terça-feira até o início de janeiro.

Sean Turner, um diretor de 29 anos de idade, descobriu a peça em um arquivo de Arthur Miller, "cortejou" a fundação que detém os direitos para permitir a encenação e diz que, embora possa não ser igual a "Morte de um Caixeiro Viajante" ou "The Crucible” é uma peça digna da obra de Miller.

"Posso ver porque há a tentação de dizer que provavelmente ficou 'perdida por alguma razão', então vamos deixá-lo lá", disse ele à Reuters em um pub de Islington. "Mas não acho que tenha ficado perdida por alguma razão, acho que ele simplesmente não tinha os meios para produzi-la. Não parece haver nenhuma evidência sugerindo que ele pensou que era inferior de algum modo", disse Turner.

Turner foi atrás da peça depois de ver uma referência a ela em uma biografia de Miller, escritor também conhecido por ter sido casado com Marilyn Monroe.

Ele disse que a Fundação Arthur Miller tinha ouvido falar da peça, mas não a vira, e lhe deu permissão para pedir à Universidade de Michigan que procurasse em seus arquivos. "Seis semanas depois eles voltaram com uma cópia de microfilme. Uma versão digitalizada da transcrição original está lá, com anotações feitas a lápis à mão", disse Turner.

A peça, como muitas das obras de Miller, baseia-se nas dinâmicas e interações da própria família de Miller. Seu pai, que havia emigrado de uma aldeia hoje em território da Polônia, era dono de um negócio de fabricação de roupas em Nova York, mas a família perdeu quase tudo na crise de 1929 em Wall Street.

E por que o título? "Não há 'nenhum vilão'. Esse é o ponto", disse Turner, rindo.