Topo

Restaurante de lámen ganha estrela no guia Michelin e Tóquio mantém topo do ranking

01/12/2015 11h10

TÓQUIO (Reuters) - Um restaurante que serve lámen, um simples prato japonês de macarrão, garantiu lugar entre os estabelecimentos gourmet mais celebrados do mundo, e Tóquio manteve sua coroa de capital mundial do jantar no famoso guia Michelin pelo nono ano consecutivo nesta terça-feira.

Entre os restaurantes que receberam três estrelas na edição 2016 do Michelin da capital japonesa está um que serve baiacu, um peixe que pode ser venenoso se preparado indevidamente, e outro especializado em sushi cujo chef está na casa dos 80 anos.

O guia também aumentou sua lista de estabelecimentos na seção "Bib Gourmand", que enfatiza restaurantes mais baratos e incluiu curry ao estilo local e gyoza, a versão japonesa de um bolinho de massa chinês de recheios variados.

"O número de restaurantes em Tóquio é simplesmente imenso, e a variedade é muito ampla, o que a torna uma cidade extremamente atraente para jantares sofisticados", disse Michael Ellis, diretor internacional dos guias Michelin, em comunicado.

Treze restaurantes conquistaram a cobiçada avaliação de três estrelas, um a mais do que no ano passado – o "Kohaku", restaurante japonês que oferece versões elaboradas de pratos tradicionais elegantes, tinha duas estrelas.

Um fato inédito em todo o mundo foi a concessão de uma estrela ao "Tsuta", restaurante que oferece lámen, ou macarrão com sopa.

No total, 217 restaurantes de Tóquio ganharam estrelas, sendo que em 2014 foram 267, mas ainda é a cifra mais alta de qualquer capital, informou uma porta-voz do Michelin.

O primeiro guia de restaurantes Michelin, criado para atender motoristas nos primórdios da popularização do automóvel, foi publicado pela fabricante de pneus em 1900, e o sistema de avaliação por estrelas foi adotado nos anos 1920.

Tóquio foi a primeira cidade asiática a ter uma edição exclusiva.

Veja a seguir uma lista dos 13 restaurantes mais conceituados de Tóquio segundo o guia Michelin de 2016, que será lançado na sexta-feira.

     1. Ishikawa

     2. Esaki

     3. Kanda

     4. Quintessence

     5. Kohaku

     6. Saito

     7. Joel Robuchon

     8. Sukiyabashi Jiro Honten

     9. Makimura

    10. Yamadaya

    11. Yukimura

    12. Yoshitake

    13. Ryugin

 

     (Por Elaine Lies)