Topo

Leilão da Sotheby's tem recorde de US$295 milhões para Twombly

12/11/2015 15h32

Por Chris Michaud

NOVA YORK (Reuters) - Uma peça "quadro negro" sem título de Cy Twombly vendido foi vendida por um valor recorde de 70,5 milhões de dólares na Sotheby's na quarta-feira, no caminho para um total de 295 milhões de dólares na casa de leilões de venda de arte contemporânea e do pós-guerra.

A tela sem título de óleo e pastel de 1968, uma das obras de quadro negro seminal do artista que deve se assemelhar ao giz no quadro negro, foi vendida a um cliente anônimo e superou a estimativa da Sotheby's sobre o preço de venda em um excedente de 60 milhões de dólares.

O Twombly, leiloado na última vez em 1990 quando buscava 3,9 milhões de dólares, beneficiou a fundação com rendimentos previstos para uma nova unidade em Los Angeles.

O leilão de 54 obras recebeu um total de 295,85 milhões de dólares, levando a gritos e aplausos tanto de clientes quanto de funcionários da Sotheby's quando o martelo caiu no último lance, duas semanas após ficar constante, ainda que os resultados não tenham sido exatamente um grande sucesso.

Christie alcançou o segundo maior preço em um leilão de arte da história na segunda-feira, quando vendeu "Nu Couché", de Modigliani, por 170,4 milhões de dólares.

"Mao", um Warhol de 1972, obra de larga escala que ilustra o líder chinês Mao Zedong foi vendido, segundo reportagens, pelo gestor de fundo de hedge Steve Cohen, superando a estimativa de 40 milhões de dólares e atingindo 47,5 milhões, incluindo a comissão para chegar ao segundo maior preço da noite.