Topo

Estrela em ascensão do Royal Ballet conquista fãs como Julieta

09/11/2015 18h57

Por Vera Afdjei

LONDRES (Reuters) - Como uma jovem bailarina aspirante, Francesca Hayward deveria treinar repetidas vezes sua entrada como Julieta, de Romeu, fazendo de conta que a sala de sua casa era um teatro lotado.

Anos mais tarde, a bailarina de 23 anos já se apresentou no palco do Royal Opera House, em Londres, e conquistou a crítica com sua performance na adaptação para o balé da trágica história de amor de William Shakespeare.

Criada pelos avós em Sussex, Francesca começou a dançar aos 3 anos de idade depois de assistir a um vídeo de "Quebra-Nozes".

Aos 11 anos, a bailarina entrou para a escola do Royal Ballet School.

"Quando descobri que seria Julieta, foi muito mais real do que Manon, porque Manon (de Kenneth MacMillan) é um daqueles balés que você provavelmente faz depois de Julieta", disse Francesca em entrevista.

"Mas ao saber que eu seria Julieta... Eu me senti tão feliz e não podia acreditar que seria eu realmente."

O Royal Opera House abriu a temporada atual com "Romeu e Julieta", 50 anos depois de o coreógrafo Kenneth MacMillan ter criado sua versão da história de Shakespeare para o Royal Ballet.

Seguindo os mesmos passos de renomadas bailarinas como Lynn Seymour e Alessandra Ferri, Francesca dançou como Julieta duas vezes. Críticos receberam bem a performance, sendo que um chegou a dizer que ela "incorporou todas as virtudes fundamentais do Royal Ballet".

Francesca aparece no palco em "Quebra-Nozes", no mês que vem, e em "Rapsódia", de Frederick Ashton, em janeiro.

"Eu não me lembro de, de repente, me dar conta que isso (me tornar uma bailarina) seria o que eu vou fazer", disse.

"Eu apenas comecei e nunca parei."