Topo

Fontana di Trevi é reinaugurada após restauração em Roma

Por Isla Binnie
Imagem: Por Isla Binnie

03/11/2015 18h07

Por Isla Binnie

ROMA (Reuters) - A água voltou a escorrer na Fontana di Trevi, em Roma, pela primeira vez em mais de um ano nesta terça-feira enquanto a capital italiana exibia a mais recente restauração financiada pelo setor privado do seu famoso monumento.

A fonte, que traz Tritões guiando a carroça de Netuno, brilhava com a nova iluminação de alta tecnologia após a limpeza mais drástica em seus mais de 250 anos de história.

O monumento marca o fim de um aqueduto que levava água à Roma antiga e possui agora novas bombas e um sistema para evitar a presença de pombos após a restauração de 2,2 milhões de euros.

O trabalho, patrocinado pela grife de moda Fendi, começou em 2014, cerca de 25 anos após a última grande restauração, em meio a preocupações com a deterioração da fachada.

"Ouvimos há dois anos apenas por acaso que a fonte estava perdendo pedaços e imediatamente conversamos com o governo de Roma", disse o presidente-executivo da Fendi, Pietro Beccari.

Barreiras transparentes ao redor da fonte e uma passarela que permitiram aos visitantes observar o trabalho dos restauradores foram removidas, devolvendo a cena do mergulho noturno de Anita Ekberg no filme La Dolce Vita, de 1960, sua antiga glória.

(Reportagem adicional de Hanna Rantala)