Topo

Após reforma, Museu do Homem é reinaugurado em Paris

15/10/2015 19h14

PARIS (Reuters) - O Museu do Homem, em Paris, reabriu suas portas nesta semana após passar por seis anos de reformas que trouxeram nova vida ao principal museu de antropologia da França.

O presidente francês, François Hollande, reinaugurou o Museu do Homem nesta quinta-feira depois que a instituição, criada em 1937 com sede em uma colina entre o rio Sena e a Torre Eiffel, completou uma repaginada ao custo de mais de 90 milhões de euros.

O museu fechou para reforma em 2009, quando o número de visitantes estava em queda após a decisão do ex-presidente Jacques Chirac, que alguns anos antes decidiu transferir as coleções etnográficas da instituição para o museu Quai Branly.

Apesar da parte externa do edifício neoclássico permanecer a mesma, o museu agora acrescentou 2.500 metros quadrados de exposições renovadas sobre a história e a evolução do ser humano.

O museu possui uma das maiores coleções de artefatos pré-históricos do mundo, contando também com mais alguns itens etnológicos recém-adquiridos.

(Reportagem de Pauline Ades-Mevel, em Paris)