Topo

Militantes do Estado Islâmico explodem antigo Arco do Triunfo em Palmyra

05/10/2015 09h37

Por Kinda Makieh

DAMASCO (Reuters) - Militantes do Estado Islâmico explodiram o Arco do Triunfo, um importante monumento da cidade antiga de Palmyra, disse no domingo o chefe de antiguidades da Síria, Maamoun Abdulkarim, após terem destruído dois templos antigos nesse sítio arqueológico sírio de 2.000 anos nos últimos meses.

Abdulkarim disse à Reuters que fontes em Palmyra confirmaram que o Arco do Triunfo, uma joia da coleção requintada de ruínas na cidade-oásis, tinha sido explodido.

Militantes do Estado Islâmico têm explodido templos da era romana que são Patrimônio Mundial da Unesco desde que tomaram o controle de Palmyra de forças do governo sírio, em maio, e minaram outros monumentos e edificações históricas. O grupo considera que as construções são sacrilégios.

"É como se houvesse uma maldição que se abateu sobre essa cidade e espero apenas notícias que vão nos chocar. Se a cidade permanecer nas mãos deles está condenada", disse Abdulkarim à Reuters.

"Agora é destruição arbitrária... seus atos de vingança não são mais ideológicos, porque eles estão agora explodindo edificações sem nenhum significado religioso", acrescentou.

Em agosto, os militantes muçulmanos sunitas explodiram o templo de Baal Shamin e, em seguida, o Templo de Bel, um dos locais da era romana mais bem preservados.

No início deste mês também foi confirmado que os militantes haviam destruído algumas das mais bem preservados de torres funerárias de Palmyra, construções de arenito construídas para abrigar os restos das famílias mais ricas da antiga cidade.

Palmyra foi um dos mais importantes centros culturais do mundo antigo, segundo a agência cultural da Unesco, que o descreveu como o cruzamento de várias civilizações.