Topo

Nova York quer controlar artistas que assediam turistas na Times Square

Artista de rua atraindo olhares na Times Square, em Nova York - Carlo Allegri/Reuters
Artista de rua atraindo olhares na Times Square, em Nova York Imagem: Carlo Allegri/Reuters

Katie Reilly

De Nova York (EUA)

02/10/2015 12h28

A cidade de Nova York quer colocar ordem na Times Square com imposição de novas regras para controlar as pessoas fantasiadas de personagens e mulheres com poucas roupas que atraem críticas por comportamentos agressivos ao buscar gorjetas de turistas.

A cidade vai enviar uma unidade policial dedicada à Times Square, no coração Manhattan e centro de turismo, e irá garantir autoridade ao Departamento de Transporte da Cidade de Nova York para regular o uso de praças para atividades comerciais, informaram autoridades da cidade em uma nota à imprensa.

Um relatório de setembro feito pela câmara municipal e a Aliança da Times Square, um grupo comercial, propôs zonas para pessoas que participam de atividades comerciais, incluindo pessoas fantasiadas -que variam de personagens da Vila Sésamo a super-heróis como Homem-Aranha - e mulheres seminuas que posam para fotos com turistas.

O prefeito Bill De Blasio e o governador Andrew Cuomo apontaram as performances nas ruas como uma ameaça, que pode levar a Times Square aos "tempos antigos ruins", quando a área era frequentada por prostitutas, pedintes e traficantes de drogas.

O vereador Corey Johnson, um dos autores do relatório e membro da força-tarefa criada por De Blasio para cuidar do problema, disse que detalhes das novas regras ainda não foram trabalhados.

"A Times Square é um lugar peculiar e caótico. É o cruzamento do mundo, mas deve ser um lugar onde as pessoas devem ir sem ter que se preocupar sobre assédios quando estão só tentando passear", disse. "A execução do plano é muito importante, e isto ainda será determinado", concluiu o vereador.