Topo

Betty Cantrell, da Geórgia, é coroada Miss EUA de 2016

MARK MAKELA
Imagem: MARK MAKELA

14/09/2015 11h55

Por Daniel Kelley

(Reuters) - Representante do Estado da Geórgia, Betty Cantrell foi coroada Miss Estados Unidos de 2016 na noite de domingo, em um concurso ofuscado por acontecimentos de três décadas atrás.

A cantora, atriz e ex-Miss EUA Vanessa Williams recebeu uma desculpa pública da organização do evento, que causou polêmica por ter lhe ordenado a devolver a coroa por causa de um escândalo de fotos peladas em 1984.

“Quero pedir desculpas por qualquer coisa que tenha sido dita ou feita que a tenha feito se sentir menos do que a Miss Estados Unidos que você é ou a Miss Estados Unidos que você sempre será”, disse Sam Haskell, diretor-executivo da Miss America Organization.

Vanessa, a primeira afro-norte-americana a conquistar o prêmio, insiste que as fotos publicadas pela revista Penthouse naquele ano não tiveram sua autorização. Ela foi a principal jurada do 95º aniversário do evento, realizado na cidade de Atlantic City.

“Acho que isso era algo inconsciente, mas que ela também queria fazer em algum momento”, disse Gretchen Carlson, vencedora do concurso em 1989 e apresentadora do canal de televisão Fox News, falando no tapete vermelho antes da cerimônia.

O concurso de domingo ocorreu em meio aos esforços para preservar sua relevância desde que foi abandonado pela rede ABC em 2004, resultado de uma diminuição acentuada na audiência. O evento voltou para o canal aberto em 2011, depois de três anos na TV a cabo, mas sua audiência continuou abaixo do que era em 2004.