Topo

Especialista afirma que papéis misteriosos de Harper Lee não são 3º romance

A escritora Harper Lee (centro), em foto de 2010 - Penny Weaver/AP Photo
A escritora Harper Lee (centro), em foto de 2010 Imagem: Penny Weaver/AP Photo

Rich McKay

01/09/2015 15h53

Um especialista em livros raros disse que papéis encontrados recentemente em um cofre não são um terceiro romance da escritora norte-americana Harper Lee, mas um amigo íntimo da autora de "O Sol É Para Todos" acenou nesta terça-feira (1º) com a esperança de que mais um livro possa vir à tona.

Tonja Carter, advogada de Harper, havia contratado o especialista James S. Jaffe para examinar uma pilha de documentos encontrados em um cofre em Monroeville, cidade natal da escritora no Estado do Alabama, de acordo com o jornal Wall Street Journal.

Na segunda-feira o jornal relatou que Jaffe concluiu que os documentos são cópias e rascunhos de "O Sol É Para Todos" e do recém-publicado "Vá, Coloque um Vigia".

Grande parte da mídia relatou que os papéis poderiam ser uma história anterior a "O Sol É Para Todos", vencedor do prestigiado prêmio Pulitzer.

"Vigia", que bateu recordes de venda quando foi lançado em julho, se revelou polêmico por mostrar Atticus Finch, o advogado virtuoso e pai da narradora Scout em "O Sol É Para Todos", como um racista. O manuscrito do romance, o segundo de Harper em mais de 50 anos, foi encontrado em 2011 também em um cofre.

Não foi possível encontrar Carter em seu escritório de Monroeville para que comentasse.

Wayne Flynt, professor aposentado da Universidade de Auburn e amigo próximo da autora, disse nesta terça-feira que acredita que ainda existe um romance de Harper guardado em algum outro lugar.

"Sei que há outro romance porque Louise (irmã de Harper) me disse que há", afirmou Flynt. "Ela disse que Nelle (Harper Lee) trabalhou nele durante anos, que é um trabalho finalizado e que é melhor que 'O Sol É Para Todos'".

Flynt declarou que Harper também escreveu um livro de não-ficção chamado "The Reverend".