Polônia apela para que parem de procurar trem de tesouros nazistas
Por Alexandra Hamilton
VARSÓVIA (Reuters) - A Polônia apelou nesta quinta-feira para entusiastas da Segunda Guerra Mundial e de trens para que parem de procurar um trem alemão nazista, supostamente desaparecido por 70 anos no sudoeste do país e que transportava valiosos tesouros.
Autoridades dizem acreditar que localizaram o trem no condado de Walbrzych, com dicas de um alemão e um polonês que disseram por advogados na semana passada que acharam e esperam 10 por cento do valor dos artigos encontrados como recompensa.
O Ministério da Cultura informou que "coletores" se tornaram ativos na área e pediu para que parem, informando que corriam o risco de se machucar.
"Tenho certeza de que o trem existe, mas pode conter materiais perigosos da Segunda Guerra Mundial", disse o chefe de herança nacional do ministério, Piotr Zuchowski.
"Este é um apelo para que quaisquer outras investigações sejam pausadas até terminarmos os procedimentos oficiais necessários relacionados à segurança do local", acrescentou.
Reportagens da mídia local dizem que o trem, supostamente militar, desapareceu em 1945 carregado com roubos da então cidade alemã de Breslau, hoje atualmente Breslávia, na Polônia, à medida que Forças do Exército Vermelho soviético invadiram a localidade no fim da Segunda Guerra Mundial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.