Topo

Polônia apela para que parem de procurar trem de tesouros nazistas

28/08/2015 10h51

Por Alexandra Hamilton

VARSÓVIA (Reuters) - A Polônia apelou nesta quinta-feira para entusiastas da Segunda Guerra Mundial e de trens para que parem de procurar um trem alemão nazista, supostamente desaparecido por 70 anos no sudoeste do país e que transportava valiosos tesouros.

Autoridades dizem acreditar que localizaram o trem no condado de Walbrzych, com dicas de um alemão e um polonês que disseram por advogados na semana passada que acharam e esperam 10 por cento do valor dos artigos encontrados como recompensa.

O Ministério da Cultura informou que "coletores" se tornaram ativos na área e pediu para que parem, informando que corriam o risco de se machucar.

"Tenho certeza de que o trem existe, mas pode conter materiais perigosos da Segunda Guerra Mundial", disse o chefe de herança nacional do ministério, Piotr Zuchowski.

"Este é um apelo para que quaisquer outras investigações sejam pausadas até terminarmos os procedimentos oficiais necessários relacionados à segurança do local", acrescentou.

Reportagens da mídia local dizem que o trem, supostamente militar, desapareceu em 1945 carregado com roubos da então cidade alemã de Breslau, hoje atualmente Breslávia, na Polônia, à medida que Forças do Exército Vermelho soviético invadiram a localidade no fim da Segunda Guerra Mundial.