Topo

Hotéis de Portugal começam temporada de verão com salto em receitas

14/08/2015 11h09

LISBOA (Reuters) - A receita dos hotéis de Portugal cresceu cerca de 17 por cento no início da temporada de férias de junho, verão na Europa, enquanto o número de visitantes estrangeiros subiu 10 por cento em relação ao ano anterior e os portugueses começaram a viajar mais, na esteira da recuperação econômica do país.

O aumento divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), nesta sexta-feira, mostra que Portugal se encaminha para bater o recorde do ano passado em número de visitantes e maior receita de todos os tempos.

As receitas relacionadas ao turismo, que representam cerca de 10 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) português, têm crescido desde 2011, ajudando o país a superar a crise econômica.

No período entre janeiro e junho, o número de estrangeiros que se hospedaram em hotéis portugueses subiu cerca de 9 por cento, para 4,5 milhões, incluindo os mais de 1 milhão registrados somente em junho, segundo o INE. A receita dos hotéis subiu 12 por cento no mesmo período, chegando a 1 bilhão de euros (1,1 bilhões de dólares).

Portugal também se beneficiou de uma queda nas viagens para lugares como Egito e Tunísia, países assolados por distúrbios sociais.

(Reportagem de Andrei Khalip)