Topo

Ex-presidente dos EUA Jimmy Carter diz ter câncer

12/08/2015 18h22

TAMPA, Estados Unidos (Reuters) - O ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, de 90 anos, disse nesta quarta-feira que a cirurgia do fígado recente revelou que ele tem um câncer que se espalhou para outras partes do seu corpo.

"Eu vou reorganizar o meu horário conforme necessário para que eu possa me submeter a tratamento médico no Emory Healthcare", disse Carter em comunicado. "Uma declaração pública mais completa será feita quando os fatos estiverem mais claros, possivelmente na semana que vem."

Carter, um democrata, foi o 39º presidente dos Estados Unidos, entre 1977 e 1981, depois de vencer o republicano Gerald Ford. Ele foi derrotado quando tentou se reeleger para o republicano Ronald Reagan, em 1980.

O Carter Center, em Atlanta, afirmou na semana passada que ele havia passado por uma cirurgia no Hospital da Universidade de Emory para remover uma pequena massa em seu fígado, acrescentando que a operação prosseguiu sem problemas e que o prognóstico foi excelente para uma recuperação completa.

(Reportagem de Letitia Stein)