Embate político nos EUA sobre acordo nuclear com Irã chega a Hollywood
Por Idrees Ali
WASHINGTON (Reuters) - A batalha política dos Estados Unidos sobre o acordo nuclear com o Irã chegou a Hollywood, com um novo vídeo de apoio ao acordo mostrando nomes que vão desde os atores Jack Black e Morgan Freeman até a ex-espiã norte-americana Valerie Plame.
O vídeo feito pelo grupo anti-nuclear Global Zero adota um tom bem-humorado, distante das farpas e dos insultos trocados no Congresso entre representantes do governo de Obama e republicanos céticos sobre o acordo.
“O acordo atualmente na mesa é a melhor maneira de garantir que o Irã não construa uma p* de uma bomba”, disse o ator Morgan Freeman no vídeo de três minutos. O palavrão é ocultado por um som.
Os famosos nomes, incluindo do diplomata veterano e ex-embaixador dos EUA na ONU Thomas Pickering, dizem que o acordo negociado entre os EUA, outras potências mundiais e o Irã é a melhor opção disponível. Eles listam sombrias opções caso o acordo sofra uma “sabotagem” no Congresso.
Parlamentares norte-americanos têm até 17 de setembro para aceitar ou rejeitar o acordo.
O governo do presidente Barack Obama tem tentado convencer membros do Congresso e o público a apoiarem o acordo. A campanha inclui mídias sociais, assim aparições em audiências, reuniões confidenciais e encontros privados.
O vídeo já teve mais de 250 mil visualizações no YoutTube nos dois dias desde que foi lançado.
O clipe termina com Jack Black cantando uma versão alternativa de “Russians”, uma popular música anti-nuclear de Sing durante a Guerra Fria. “E eu digo a você: eu espero que os iranianos amem as crianças deles também”, canta Black.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.