Entretenimento

Artista chinês Ai Weiwei diz que Grã-Bretanha negou visto de 6 meses

Stefen Chow/Smithsonian magazine/Reuters/World Press Photo
O artista chinês Ai Weiwei Imagem: Stefen Chow/Smithsonian magazine/Reuters/World Press Photo

Sui-Lee Wee

De Pequim (China)

30/07/2015 08h54

O artista chinês dissidente Ai Weiwei disse nesta quinta-feira (30) que a Grã-Bretanha lhe negou pedido de visto de seis meses e concedeu um outro, com menor duração, dizendo que ele não havia declarado uma "condenação penal".

A negação da concessão de um visto mais longo ocorre três meses antes de o presidente chinês, Xi Jinping, visitar a Grã-Bretanha, e pode alimentar críticas ao governo do primeiro-ministro David Cameron, que é acusado de colocar o comércio à frente dos direitos humanos nas relações com a China.

Weiwei nunca foi acusado formalmente ou condenado por um crime. Em 2011, o governo chinês disse que ele continuava sob investigação por suspeita de crimes econômicos, depois que libertá-lo sob fiança. Weiwei declarou na época que não recebeu um aviso formal explicando do que se tratava a suspeita de "crimes econômicos".

As autoridades de Pequim devolveram o passaporte do artista na semana passada, mais de quatro anos depois de tê-lo confiscado após a sua detenção secreta por 81 dias.

Em uma carta emitida pelo Departamento de Vistos e Imigração do Reino Unido, que Weiwei postou Instagram, o órgão afirma que ele não havia declarado ter "recebido anteriormente uma condenação penal na China".

A Reuters não pôde verificar imediatamente a autenticidade da carta.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo