Topo

Em Las Vegas, museu da máfia vai exibir "corrupção desenfreada" na Fifa

29/07/2015 21h23

(Reuters) - Um museu de Las Vegas dedicado às façanhas mafiosas vai inaugurar uma exposição permanente que explora a "corrupção desenfreada" na Fifa, mergulhada em um escândalo que tem atraído comparações com o crime organizado.

A nova exposição, anunciada na terça-feira por um museu que apresenta algumas das atividades criminosas mais brutais da história dos Estados Unidos, ocorre em meio a denúncias que levou a Fifa, entidade que controla o futebol mundial, à pior crise dos seus 111 anos.

O Museu Mob irá mostrar a exibição de fotografias, artigos de notícias e narrativas originais chamada "O 'Jogo Bonito' Fica Feio", em setembro.

"A nova exposição do museu sobre a Fifa apresenta propinas, segredos e combinação de resultados relacionados com o escândalo", disse o museu em comunicado. "A exposição fornece um olhar incisivo e de abrir os olhos para a corrupção desenfreada que assola a (Fifa)."

No fim de maio, autoridades dos EUA indiciaram nove dirigentes de futebol e cinco executivos de marketing esportivo envolvidos em esquemas de subornos ao longo de um período de 24 anos.

Os promotores disseram que a investigação revelou esquemas complexos de lavagem de dinheiro, milhões de dólares em rendimentos não tributados e dezenas de milhões de dólares em contas de autoridades de futebol.

(Por Eric M. Johnson)