Topo

San Francisco usa repelente para combater urina em paredes públicas

25/07/2015 17h25

(Reuters) - A agência de obras públicas de San Francisco está testando uma pintura repelente nas paredes em áreas atingidas por urina. Qualquer pessoa urinando nas paredes especialmente tratadas vai será alvejado por um spray.

O diretor de obras públicas cidade, Mohammed Nuru teve a ideia quando leu na mídia social sobre o uso da pintura em Hamburgo, distrito da Alemanha para evitar que bebedores de cerveja 'aliviassem' na rua.

A pintura é classificada como um revestimento hidrofóbico que irá repelir a maioria dos líquidos.

"A urina vai cair nas calças e nos sapatos. A ideia é que eles pensem duas vezes antes de urinar em público", disse Rachel Gordon, porta-voz departamento de obras públicas.

Em um programa piloto, San Francisco na semana passada pintou nove paredes em áreas em torno de bares e outras áreas com grandes populações de rua.

"Espere! ... vá aliviar no lugar apropriado", dizem os sinais afixados perto da pintura. Os sinais são em inglês, chinês e espanhol.

O custo da pintura das paredes é muito menor do que o envio de trabalhadores para limpar áreas, disse ela. A cidade recebe centenas de pedidos por ano para limpar urina.

(Reportagem de Fiona Ortiz)