Topo

Ator Theodore Bikel, do musical "A Noviça Rebelde", morre aos 91 anos

O ator americano Theodore Bikel, que morreu aos 91 anos em Los Angeles - Reuters
O ator americano Theodore Bikel, que morreu aos 91 anos em Los Angeles Imagem: Reuters

Steve Gorman

Los Angeles (EUA)

21/07/2015 18h01

O ator Theodore Bikel, mais conhecido por seu papel como Tevye, um pobre leiteiro judeu, no bem-sucedido musical da Broadway "Um Violinista no Telhado", morreu nesta terça-feira (21) aos 91 anos em um hospital de Los Angeles, disse seu representante. 

O ator, nascido na Áustria, também atuou como o Capitão von Trapp na produção original da Broadway "A Noviça Rebelde". Ele faleceu de causas naturais, disse seu porta-voz, Harlan Boll, em comunicado. 

Bikel assumiu o personagem do batalhador leiteiro judeu em 1967 e interpretou músicas memoráveis como "Tradition" e "If I Were a Rich Man" mais de 2000 vezes, mais vezes do que qualquer ator da Broadway, disse Boll.   

Bikel teve um momento memorável em "A Noviça Rebelde" cantando "Edelweiss", que foi escrita para ele durante testes da peça fora da Broadway. 

A carreira do ator nas telas resultou em mais de 150 aparições, incluindo sua estreia em filmes em 1951 como um oficial naval alemão no clássico "Uma Aventura na África", e em um papel indicado ao Oscar como um xerife sulista que se contrapôs a Tony Curtis e Sidney Poitier em "Os Audaciosos". 

Ele também interpretou o especialista em dialetos Zoltan Karpathy na versão de "Minha Querida Dama" para as telas.