Topo

Quadros de Rubens e Goya roubados há anos retornam a castelo na Dinamarca

O castelo de Voergaard, onde estão as obras de Peter Paul Rubens e Francisco Goya - DeAgostini/Getty Images
O castelo de Voergaard, onde estão as obras de Peter Paul Rubens e Francisco Goya Imagem: DeAgostini/Getty Images

Alexander Tange

Copenhague, Dinamarca

15/07/2015 16h18

Dois quadros, um do artista barroco flamengo Peter Paul Rubens e um do espanhol Francisco Goya, que foram roubados em 2008 retornaram em segurança para o Castelo de Voergaard, Dinamarca, nesta quarta-feira. 

Os ladrões foram pegos e já haviam cumprido suas sentenças por invadir o castelo durante a noite e roubar as pinturas - mas eles nunca revelaram a localização das obras. 

Os quadros reapareceram um mês atrás. 

"Foi quando fomos contatados pelo PET (serviço dinamarquês de segurança e inteligência), que nos disse que os quadros poderiam ter aparecido em Copenhague", disse o presidente do Castelo Voergaard, Hans Jorgen Kaptain, à agência de notícias Ritzau.  

"Foi nos enviada uma foto dos dois quadros, sobre um colchão. Eles pareciam tão autênticos que ousamos acreditar que eram os quadros reais", disse ele. 

Especialistas dinamarqueses verificaram que os quadros eram do mesmo período que os de Rubens e Goya, mas uma verdadeira verificação de autenticidade requer um exame por parte de especialistas dos países nativos dos autores - Holanda e Espanha.