Topo

Festival Hyper Japan leva saquê, fantasias e J-Pop para Londres

10/07/2015 14h11

LONDRES (Reuters) - Em meio à degustação de saquê, lanches coloridos e danças ao som de "J-Pop", música pop japonesa, fãs de todas estas coisas podem experimentar comidas, bebidas e músicas no festival Hyper Japan em Londres, neste final de semana.

A exibição, aberta nesta sexta-feira, celebra a culinária e a cultura japonesa. Iniciada na London's Truman Brewery em 2010, agora atrai cerca de 80 mil pessoas, de acordo com os organizadores.

Muitos visitantes chegam de perucas coloridas, fantasias e vestidos inspirados na cultura japonesa do "kawaii", ou fofo, à medida que passam por balcões de comidas e demonstrações de culinária. Alguns se vestem como personagens vistos em revistas e videogames.

O "Sake Experience" é o maior evento público de degustação de saquê na Europa, de acordo com os organizadores. Também é possível conhecer um pouco da música japonesa, com grupos femininos como Dempagumi.inc e Heisei Kotohime, assim como outros cantores japoneses de pop e R&B se apresentando ao vivo.

"O que torna a cultura japonesa tão única é que fechamos nossa cultura para o ocidente cerca de 100 anos atrás e isto criou nossa própria cultura", disse o fundador do festival, Kazuhiro Marumo, à Reuters.

O festival Hyper Japan acontece em Londres até domingo.

(Reportagem de Rollo Ross)