Ator português que meditava é confundido com terrorista em avião na França
LISBOA (Reuters) - Um ator português que rezava em voz alta enquanto meditava com um texto sagrado tibetano a bordo de um avião prestes a decolar de Paris foi confundido com um terrorista por passageiros alarmados e acabou sendo retirado da aeronave por policiais.
"A polícia me disse que eu tinha sido denunciado como um suspeito de terrorismo a bordo do avião, porque eu estava recitando o Alcorão em voz alta, que eu estava lendo um texto envolvendo as palavras 'morte' e 'bomba'", disse Heitor Lourenço em declarações que foram ao ar pela emissora SIC nesta quinta-feira.
O incidente ocorreu na terça-feira.
Lourenço, de 47 anos, disse que o texto, que ele estava lendo num tablet, continha caracteres tibetanos e que o dispositivo tinha um temporizador para avisar quanto tempo ele tinha meditado, o que provavelmente causou associações com uma bomba.
Ele foi liberado depois de 6 horas de interrogatório em que a polícia assistiu a vídeos dele na Internet, mostrando que ele é ator de teatro e televisão, além de verificar seu perfil no Wikipedia, que afirma que ele é budista.
(Reportagem de Andrei Khalip)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.