Entretenimento

Realeza britânica celebra os 800 anos da Magna Carta

Por Stefan Wermuth
Imagem: Por Stefan Wermuth

15/06/2015 11h11

Por Stefan Wermuth

RUNNYMEDE, Inglaterra (Reuters) - A rainha britânica, Elizabeth 2ª, liderou as celebrações nesta segunda-feira para marcar os 800 anos da assinatura da Magna Carta, um dos documentos mais significativos da história mundial e apontado como a origem para as liberdades modernas e os direitos humanos.

Em 15 de junho de 1215, nos campos próximos ao rio Tâmisa em Runnymede, o rei João da Inglaterra aceitou as demandas de seus barões e acatou a Magna Carta, latim para "Grande Carta", que pela primeira vez colocou o monarca sob as leis.

Desde então, o documento teve grande significado global, se tornando base para a declaração de independência dos Estados Unidos e a declaração universal dos direitos humanos. Três de suas 63 cláusulas continuam na Constituição britânica.

"O que aconteceu nesses campos oito séculos atrás é tão relevante hoje quanto era então. E essa relevância se estende além da Inglaterra", disse o primeiro-ministro britânico, David Cameron. Ele disse que o documento mudou o mundo, inspirando pessoas como os fundadores dos Estados Unidos e o líder da independência indiana, Mahatma Gandhi, além de Nelson Mandela na África do Sul.

A Magna Carta foi elaborada durante um período de grande revolta política na Inglaterra, com conflito entre o rei João, seus nobres e a Igreja inglesa.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo